sábado, 10 de outubro de 2015

Agora lascou para os pescadores de aquários: Seguro Defeso é suspenso e vai acabar no MA


Pescador.
Portaria assinada nesta, sexta-feira, dia 9, pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, suspendeu os pagamentos dos seguros defeso em todo o Maranhão. Agora os pescadores estão livres para pescar. Ou seja: acabou a piracema.

A medida atinge 195 mil pescadores em nosso estado, sendo boa parte de aquários ou de ilusões. Ocorre que ficou constatado que a maioria dos contemplados não conhece nem anzol e em muitas localidades não existem mar, rios, riachos ou lagos. Apenas açudes para favorecer os gados.

No Maranhão, em menos de dez anos, o número de pescadores subiu de 6 mil para 195 mil numa rapidez que assusta até São Pedro. E o seguro defeso serviu para eleger deputados, como Edson Araújo e Fernando Furtado, sem contar com uma penca de prefeitos, como a de Lago Açu.

A Polícia Federal chegou a investigar os dois deputados pescadores de aquário e Edson Araújo chegou a ser indiciado, mas o mandato parlamentar vem atrapalhando o andamento da ação na Justiça Federal.

Aqui no Maranhão, assim como de resto em todo o Brasil, ficou evidenciada a prática criminosa na fraude ao seguro defeso, que passou a contemplar vereadores, mulheres e filhas de prefeitos, a exemplo do prefeito de Monção, taxistas, comerciantes, professores e empresários. Gente que só conhece a rede de dormir.

A suspensão tem prazo previsto para 120 dias, mas prorrogáveis pelo mesmo período. Pela portaria, ficou claro que seguro defesa foi um rio que passou nas vidas dos pescadores de ilusões. Simplesmente acabou.

O Governo já gastou em poucos anos mais de R$ 3 bilhões com o seguro defeso, o que significa um número muito elevado para estoque de peixe por causa da fraude. Isto é Brasil!



fonte. Luis Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário