quinta-feira, 14 de abril de 2016

Prefeitura intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti com coleta de bagulhos volumosos



O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus zika é uma ação permanente da atual gestão. Para evitar o aparecimento de novos focos, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza mais uma etapa de coleta de bagulhos volumosos.
Desta vez, a ação acontecerá bairro do Coroadinho, nesta sexta-feira (15). A atividade é parte das ações determinadas pelo prefeito Edivaldo para fortalecer o combate ao Aedes. Além da coleta, serão realizadas, entre outras atividades, visitas domiciliares e ações educativas.
O prefeito Edivaldo afirma que o poder público municipal está empenhado no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Desde o lançamento da campanha Guerra ao Mosquito, a Prefeitura de São Luís vem trabalhando para reduzir os índices de manifestações das doenças provocadas pelo Aedes Aegypti, buscando eliminar os focos do mosquito, orientando a população sobre os sintomas das doenças e conscientizando os moradores sobre os cuidados a serem tomados”, disse o prefeito.
O secretário municipal de obras e serviços públicos, Antônio Araújo, reforça que o poder público municipal vem trabalhando constantemente, com ações integradas, para eliminar os focos dos mosquitos Aedes Aegypti. “Através de um cronograma de limpezas programadas, a Prefeitura de São Luís vem realizando a coleta de bagulhos volumosos, minimizando os pontos de confinamento de resíduos sólidos de forma irregular, trabalhando, assim, para impedir a proliferação do mosquito”, diz.
Além do Coroadinho, vários bairros já foram contemplados com a atividade de coleta de bagulhos volumosos como Cidade Olímpica, Lira, Belira, Macaúba, Madre Deus, Goiabal, Cohatrac, Cohab e Forquilha. No total, 11,29 toneladas de bagulhos volumosos já foram recolhidas durante as ações já realizadas.
MUTIRÃO

A 10ª edição do Mutirão contra o Aedes aegypti será realizada, nesta sexta-feira (15), nos bairros do Coroadinho e Bom Jesus. A meta é que cerca de 10 mil residências sejam visitadas por 350 agentes de endemias da Prefeitura de São Luís. A ação tem início às 8 horas, com concentração na Av. dos Africanos, ao lado da Fundação Bradesco.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a Semus tem realizado ações de monitoramento, eliminação de criadouros e orientação à população, que são intensificadas com os mutirões. “Estamos trabalhando intensamente para vencer essa guerra, contamos com uma equipe de trabalho que está empenhada no combate à dengue, chikungunya e à zika, doenças transmitidas pelo Aedes. Também temos contado com a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito”, ressaltou Helena.
As ações incluem visita, inspeção, tratamento com larvicidas, eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, tratamento de imóveis de difícil acesso, orientações à população e notificação de imóveis, terrenos ou estabelecimentos que põem em risco a saúde pública. Também será realizada a coleta de bagulhos volumosos – lixo e resíduos diversos.
NEBULIZAÇÃO
Desde quarta-feira (13), a equipe de nebulização espacial (carro fumacê) percorre as ruas das duas comunidades, além das equipes de Pontos Estratégicos, que visita prédios, borracharias, ferros-velhos, terrenos e cemitérios, e executa a borrifação de produto. A atividade conta com ações educativas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

reportagem. Willame Policarpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário