terça-feira, 24 de maio de 2016

MA TERÁ POLICIAIS EM ÔNIBUS PARA EVITAR ATAQUES, DIZ GOVERNO

Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,pt-vai-usar-crise-para-tentar-anular-impeachment,10000053116
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias


Siga @Estadao no Twitter

Medida foi aprovada em reunião entre o governo, empresários e prefeitura.
Vinda da Força Nacional também faz parte do pacote de segurança.


Policiais continuam megaoperação deflagrada na região metropolitana de São Luís (Foto: Divulgação / Karlos Geromy / Secap)

A partir deste domingo (22), o sistema de segurança pública com o apoio de fiscais do Procon e da Agência de Mobilidade Urbana (MOB) está monitorando as empresas de ônibus para assegurar a circulação normal do transporte público na Região Metropolitana de São Luís. Entre as medidas tomadas para fazer o monitoramento está a presença de policiais nos ônibus. A medida foi aprovada durante reunião entre o governo do Maranhão com representantes da Prefeitura de São Luís, sindicatos dos rodoviários e empresários.


A adoção de novas medidas de segurança foi instituída pelo governador Flávio Dino em reunião na manhã deste domingo (22), no Palácio dos Leões, em São Luís. De acordo com o governador, o monitoramento direto sobre as empresas de ônibus tem como objetivo garantir a circulação normal dos coletivos, sobretudo no período noturno. “O monitoramento e a fiscalização terão a presença de oficiais da PM, do Procon e da MOB. Transporte coletivo é serviço público essencial”, enfatizou Flávio Dino.

Cúpula da Segurança Pública se reuniu neste domingo (Foto: Divulgação / Secom)Cúpula da Segurança Pública se reuniu neste domingo.
Os ônibus voltaram a circular na manhã deste domingo. Na noite desse sábado (21), eles haviam sido recolhidos às garagens das empresas pelos motoristas, mesmo sem orientação dos sindicatos dos rodoviários e dos empresários
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), José Luiz Medeiros, explicou que, na reunião, as empresas assumiram o compromisso de que os ônibus irão circular sem nenhuma interrupção, inclusive no período noturno com os chamados corujões. “A população pode confiar que os ônibus rodarão hoje à noite normalmente, aconteça o que acontecer”, garantiu.


Para José Luiz, o governo tem tomado todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população e o SET vai ajudar assegurando a normalidade do serviço público de transporte. O número de veículos que serão disponibilizados pelas empresas será checado dentro das garagens para confirmar a circulação da frota disponível. “Nós vamos colaborar com o Governo no sentido que não paralisaremos mais, em nenhum momento, o sistema de transporte”, reiterou o presidente do Sindicato.

Pacote de segurança
Além, da presença de policiais embarcados em ônibus, blitzen, incursões nos bairros para patrulhamento e captura de procurados da Justiça, dentro do pacote de segurança instituído pelo governo do Maranhão está a vinda de homens da Força Nacional, que devem chegar nesta segunda-feira (22).

Policiais continuam megaoperação deflagrada na região metropolitana de São Luís (Foto: Divulgação / Karlos Geromy / Secap)Policiais continuam megaoperação deflagrada na região metropolitana de São Luís.
O conjunto de ações que garantiu a prisão de mais de 50 pessoas, grande parte envolvida nos ataques a coletivos iniciados na última quinta-feira (19). A mobilização de todo o efetivo, inclusive dos policiais de folga, para reforçar as ruas, inibiu novos ataques e amenizou a sensação de insegurança da população.


Após dias de medo e violência, usuários e trabalhadores do sistema de transporte público experimentaram algumas horas de tranquilidade na capital maranhense. Os ônibus voltaram a circular na manhã deste domingo..

reportagem. Willame Policarpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário