quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Santa Luzia do Paruá: Comemorando 30 Anos de Emancipação politica

Antes
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
Depois
Resultado de imagem para avenida joao moraes de santa luzia do parua
Tudo começou por volta do ano de 1962, no lugar que era uma aldeia indígena. No ano de 1907, na cidade de Caxias, nascia uma criança do sexo masculino que se chamava Raimundo Rodrigues dos Santos, que com o passar dos tempos recebeu o apelido de Codó.

Resultado de imagem para o antes de  santa luzia do parua ma e o depois

Algum tempo depois, se casou com a senhora Maria, constituindo assim uma família. Mas, o grande sonho de Codó era fundar um povoado. Codó foi embora para longe de seus familiares e o seu destino foi a Floresta do Gurupi.

Imagem relacionada

E foi assim que no dia 29 de dezembro de 1959 chega aqui. Ao chegar, gostando do clima e da mata, passa a morar definitivamente. Alguns dias depois, Codó colocou o nome da pequena clareira de TRAQUÁ, por causa da grande quantidade de enormes formigas e também por ser uma linguagem indígena. Mas nosso aventureiro era devoto de Santa Luzia e de família muito religiosa, foi então que resolveu trocar o nome de TRAQUÁ por SANTA LUZIA, ganhando o anexo PARUÁ em homenagem ao rio que aqui banha a cidade. Em 1961, começaram a fazer estradas.

Resultado de imagem para o antes de  santa luzia do parua ma e o depois

 Em 1964, foi celebrada a primeira missa pelo padre brasileiro da cidade de Pinheiro, Pe. Adolfo. Assim Santa Luzia do Paruá foi crescendo e continua até os dias de hoje. No dia 11/06/1981, nosso fundador morre sem ver seu sonho virar realidade. 

Santa Luzia do Paruá era considerado município de Santa Helena, até a abertura da BR 316. Passando a pertencer ao município de Turiaçu, até o dia 30/11/1987, quando Santa Luzia do Paruá passou a ser município próprio, desmembrando-se de Turiaçu. Em 10/11/1994, o município de Santa Luzia do Paruá sofreu alterações no seu aspecto geográfico, em conseqüência da perda das terras correspondente ao distrito de nova Olinda do Maranhão e Presidente Médici (Santa Teresa) que foram elevadas a categoria de Municípios, através da Lei nº 6.159.

Parabéns Santa Luzia do Paruá Pelos seus 30 anos de muitas historias,alegria,desenvolvimento e muitas Realizações.  
 
Reportagem : Willame Policarpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário