De cinco para 50. Essa foi a expansão das unidades
do VIVA/Procon no Maranhão em apenas pouco mais de três anos. Isso significa
que centenas de milhares de pessoas passaram a ter acesso muito mais fácil a
documentos e a diversos serviços públicos.
O crescimento da rede vem sendo feito desde 2015,
por determinação do governador Flávio Dino.
A presença do VIVA/Procon é importante porque
garante direitos básicos ao cidadão, como emissão da 1ª e 2ª via do RG,
inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais, inscrições em concursos e
outros serviços on-line.
Antes, com poucas unidades, os moradores eram
obrigados muitas vezes a viajar para outras cidades a fim de conseguir
atendimento.
Além disso, as unidades também permitem a
formalização de denúncias contra empresas e fornecimento de orientações a
consumidores e fornecedores. Isso é um direito assegurado aos cidadãos.
Mais com menos
Desde 2015, já foram feitos cerca de 750 mil
atendimentos, um aumento de mais de 1.200% na comparação com a gestão anterior.
E tudo isso foi feito gastando muito menos: a economia foi de 72% neste
período.
“Uma diretriz do Governo é fazer mais com menos.
Vivemos um momento de restrições financeiras e ficamos satisfeitos quando essa
diretriz é atendida”, disse o governador Flávio Dino.
O presidente do Procon, Duarte Júnior, afirmou que
“não medimos esforços para garantir direitos em todas as regiões do
Maranhão”.
Unidades Móveis
Para atender as cidades que ainda não têm prédios
do VIVA/Procon, unidades móveis percorrem as regiões e fazem o atendimento. Por
enquanto, são nove veículos, entre unidades móveis e viaturas.
Modernas e bem equipadas, as novas carretas
permitem acesso a cadeirantes, com plataforma elevatória e rampas, e capacidade
de 500 atendimentos por dia.
REPORTAGEM
WILLAME POLICARPO.
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