quinta-feira, 3 de maio de 2018

Iniciada a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão

Foi iniciada nesta terça (1º) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em vários estados do país, inclusive no Maranhão. A vacinação vai até o dia 31 de maio e a comprovação da vacinação deve ocorrer na Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) em que a propriedade está cadastrada.
No estado, todo o rebanho bovino e bubalino deve ser imunizado nos 217 municípios. A meta do governo federal é que o país tenha condições de encerrar a vacinação em 2021, mas até lá a luta contra a doença deve continuar.
O pecuarista que não seguir à risca o calendário de vacinação estará sujeito a autuação e multa. O Ministério da Agricultura alertou que possui meios para avaliar, a partir da coleta de sangue, a imunidade dos rebanhos e descobrir se os animais foram vacinados ou não.
Ainda segundo a pasta, o criador que observar lesões ou animais babando e mancando deve comunicar imediatamente o serviço veterinário oficial. Para facilitar, esse processo pode ser feito por meio do aplicativo gratuito Pec Saúde Animal.

Reportagem de willame policarpo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário