RÁDIO TROPICAL FM 89,3

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Abóboras de 15 kg nascem em telhado de casa no Maranhão.


Funcionário Público John Araújo disse que nunca plantou sementes e se surpreendeu com o tamanho das abóboras. O G1 ouviu um agrônomo, que explicou o fenômeno.



Um morador de São Luís encontrou no telhado da casa um pé de abóbora que tem dado frutos gigantes. Segundo o funcionário público John Araújo, as abóboras pesam, no mínimo, 15 kg cada uma e teriam nascido por acaso porque a família nunca colocou sementes no telhado.

“O quintal é todo no piso e não tem areia. No telhado também só tem pedras. Então não sei se alguém jogou as sementes lá, mas o fato é que todo mundo se surpreende com o tamanho e o quilo delas. Até as folhas do pé de abóbora são enormes", afirmou o funcionário público da cidade de Santa Quitéria, mas que mora no bairro Vila Palmeira, em São Luís.

Ainda segundo John, dois frutos já foram colhidos, mas ainda não foram abertos. Além dessas, ainda há outras duas abóboras verdes crescendo no telhado.

Para o agrônomo da Universidade Estadual do Maranhão, Hamilton Almeida, o fenômeno é incomum, mas fácil de explicar. A resposta está no trabalho dos pássaros na natureza.



"Os pássaros se alimentam e expelem as sementes nas fezes. Daí, basta ter chuva e um local com material orgânico. O telhado de uma casa pode ser um local com bastante material orgânico e, se for exagerado, pode ocasionar o crescimento anormal das abóboras. Mas o ciclo da planta é curto, então com o fim do inverno e das condições de meios orgânicos para produção, provavelmente as abóboras devem parar de nascer", explicou o agrônomo.


FONTE: DO G1.
REPORTAGEM  WILLAME POLICARPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário