RÁDIO TROPICAL FM 89,3

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) são eleitos senadores do Maranhão.


Esta foi a primeira vez que os candidatos concorreram a uma vaga no Senado Federal. Cargos foram definidos após a votação deste domingo (7).

Weverton Rocha durante a votação no Maranhão — Foto: Divulgação/Biamã Prado.


Weverton Rocha, do PDT e Eliziane Gama, do PPS, foram eleitos neste domingo (7) senadores pelo Maranhão, para os próximos oito anos. Com 78% das urnas apuradas por volta das 21h20, o candidato do PDT tinha 1,7 milhões de votos, o que corresponde a 34,91% dos votos e a candidata do PPS tinha 1,3 milhões, totalizando 27,07% dos votos. Veja a apuração completa no estado.

Neste ano o eleitor escolheu dois candidatos ao Senado porque o mandato é de oito anos, mas as eleições ocorrem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. Neste ano, 54 vagas estavam em disputa no país.

Weverton Rocha e Eliziane Gama disputavam diretamente os dois cargos de senadores com Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB). Esta é a primeira vez que ambos os candidatos concorrem a vagas no senado pelo Maranhão.

Eliziane Gama foi eleita com mais de 1 milhão de votos no estado — Foto: Divulgação/Biamã Prado.

Weverton Rocha (PDT)

Durante a eleição, Weverton Rocha exaltou suas ações como deputado federal como seu voto, como a autoria da lei que reduziu de 18 para 12 meses o tempo trabalhado para ter direito ao Seguro-Desemprego. Além disso, o candidato reforçava seus posicionamentos contra a PEC do Teto de Gastos, a Reforma Trabalhista e da Previdência.

"Todos nós estamos vibrando muito e tenho certeza que a responsabilidade é grande. Quero cumprimentar o nosso líder do nosso grupo que é o governador Flávio Dino. Ele, há 4 anos atrás, todos sabem que ele ajudou a eleger um senador aqui no Maranhão e depois da eleição ele não teve sequer um muito obrigado e agora ele elege dois e os dois dizem muito obrigado. Se nós nos mantivermos unidos nós vamos trazer muitos resultados a esse povo que quer resultados. Eu não fiz promessa na minha campanha e não vou fazer. Eu vou fazer a mesma coisa que faço na Câmara de forma intrazigente pela nossa democracia, pelo nosso trabalhador, pelo pequeno e pelo povo", disse.

Eliziane Gama (PPS)

Em sua campanha, Eliziane Gama propôs a ampliação da rede de proteção à mulher e o combate ao feminicídio e a preservação, reestruturação e conservação dos rios. A candidata também reforçava que caso eleita, convocaria um plebiscito para a anulação da Reforma Trabalhista e da Previdência.

"Agradecer ao povo do Maranhão. Agradecer a todos que acreditaram nesse projeto que é uma demonstração clara que o Maranhão deu um basta ao grupo que governou esse estado por quase 50 anos. Nós tivemos uma vitória muito importante há 4 anos atrás, mas ainda estavam no Senado representantes desse grupo que dominou o estado do Maranhão e como todos nós sabemos empobreceu o estado que perfurou durante décadas com os piores indicadores e nestas eleições com o governador Flávio Dino reeleito, ele consegue reeleger os seus dois senadores e no meu entendimento ele reinicia um novo ciclo, de fato sem nenhum rescaldo do passado com um Maranhão se Deus quiser muito melhor", disse.

Resultados

·         Weverton Rocha (PDT) - 34,91%
·         Eliziane Gama (PPS) - 27,07%
·         Sarney Filho (PV) - 12,92%
·         Edison Lobão (MDB) - 9,44%
·         Samoel de Itapecuru (PSL) - 4,72%
·         Zé Reinaldo (PSDB) - 3,86%
·         Alexandre Almeida (PSDB) - 3,55%
·         Saulo Pinto (PSOL) - 1,52%
·         Preta Lu (PSTU) - 0,89%
·         Saulo Arcangeli (PSTU) - 0,69%
·         Iêgo Brunno (PCB) - 0,42%


REPORTAGEM  WILLAME POLICARPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário