segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Mais de 216 mil candidatos fazem provas do 1º dia do Enem no Maranhão.


Neste domingo (4), portões fecham ao meio-dia em todos os locais de prova do estado. Primeiro dia do exame tem provas de linguagens, ciências humanas e redação.


Mais de 216 mil candidatos fazem provas do 1º dia do Enem no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante.



Mais de 216 mil candidatos estão inscritos para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) neste domingo (4), no Maranhão, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova também será aplicada no próximo domingo (11).

Por conta do início do horário de verão, que não será seguido no Maranhão, os portões serão fechados ao meio-dia em todos os locais de provas. Em São Luís, a frota de ônibus será disponibilizada integralmente para facilitar a chegada aos locais de prova na capital.

No primeiro dia, os candidatos devem responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas e escrever a redação, durante as 5 horas e 30 minutos de duração de exame.

O segundo dia de provas, será realizado no próximo domingo (11) e serão aplicadas as 90 questões de ciências da natureza e matemática, com duração máxima de 5 horas.

As notas obtidas no Enem serão usadas pelos candidatos para acessar o sistema do Governo Federal, o Sisu, que é a principal forma de acesso para vagas ao ensino superior nas universidades que compõe o Enem.

Sem horário de verão

Conforme o Inep, como o Maranhão não tem horário de verão, os portões dos locais de provas no estado serão aberto ás 11h e fechados às 12h. Após isso, não será permitida mais a entrada de nenhum candidato, mas as provas só começam às 12h30.

Não é permitido que nenhum candidato deixe o local de prova antes das duas primeiras horas de aplicação. Serão permitidas apenas saídas para ir ao banheiro, que serão acompanhadas pelos fiscais de prova.

Perfil do candidato no Maranhão

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a maioria dos inscritos para a prova (64.368) no Maranhão tem entre 21 e 30 anos.

Do total de inscritos, mais de 124 mil candidatos estão na 3ª série do ensino médio. As mulheres são a maioria dos inscritos, com 129 mil inscritas e 87 mil homens inscritos.

O que levar

Só podem ser utilizadas canetas esfereográficas de tinta preta fabricadas em material transparente para responder as provas do exame. É obrigatório que o candidato leve um documento oficial de identificação original com foto. Veja abaixo algumas recomendações para a realização do exame.

Levar documento de identidade oficial com foto;

Levar caneta preta de tubo transparente para preencher o gabarito;

Conferir o local de prova com antecedência;

É recomendável levar o "Cartão de confirmação" impresso porque ele tem data e local da prova. Mas ele não é obrigatório;

É proibido lápis, borracha, calculadora, fone de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, aparelho eletrônico, como celular, tablet, relógio, livros e anotações;

Em caso de roubo do documento, é preciso apresentar um boletim de ocorrência feito com menos de 90 dias de antecedência do exame;

Os candidatos podem levar lanches, mas eles devem estar lacrados. Caso estejam abertos, devem estar guardados em sacos plásticos ou potes transparentes. Se houver alguma suspeita, os fiscais têm autorização para revistar.


REPORTAGEM  WILLAME POLICARPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário