RÁDIO TROPICAL FM 89,3

domingo, 16 de dezembro de 2018

BALAIADA 180 ANOS, RECONTANDO A HISTÓRIA DOS VERDADEIROS HERÓIS

Comemoramos 180 anos do maior conflito armado da História do Maranhão: A Guerra da Balaiada. Um acontecimento que marcou a vida dos Maranhenses e do nosso país por se tratar estruturalmente da revolta de um povo oprimido e massacrado por injustiças políticas, sociais, econômicas, que já não suportavam mais tamanha situação.
 
Um evento aparentemente local na pequena Vila da Manga, hoje Nina Rodrigues, mas que eclodiu por grande parte do Maranhão, de norte a sul, chegando ao Piauí e parte do Ceará, muito além dos passos de seus líderes Negro Cosme, Manoel Balaio e Raimundo Gomes. Insurreições a todo momento preocupava a Corte, que enviou o exército para apaziguar o conflito e eliminar seus líderes.
 
Caxias, tomada e retomada, São Luís sitiada, Itapecuru aquartelada, Brejo, Rosário, Icatu, Colinas, São João dos Patos, Pastos Bons, em todos os cantos, cidades e vilas.
 
O opressor no entanto só não esperava que a "Rosa da Liberdade" exalasse um perfume que moldou a identidade de um povo, e deixou marcas que nunca mais desapareceram nos corações de todos nós.
 
NEGRO COSME VIVE, A BALAIADA AINDA EXISTE E NÓS SOMOS HERDEIROS DESSA LUTA. SOMOS OS NOVOS BALAIOS!!!
 
reportagem willame policarpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário