RÁDIO TROPICAL FM 89,3

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Quase 50 mil faltaram ao primeiro dia de provas do Enem no Maranhão

ENEM 2019 - DOMINGO (3), SÃO LUÍS (MA) - Candidatos aguardam abertura dos portões em universidade particular de São Luís — Foto: Zeca Soares / G1 Maranhão

No Maranhão, dos 218.082 inscritos neste primeiro dia do Enem 2019, 170.257 compareceram aos locais de prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o que corresponde a 78,1% de presença. Assim, 47.825 se inscreveram, mas não fizeram a prova. O Enem foi realizado em 79 municípios maranhenses, sendo que 34% dos candidatos optaram por fazer as provas em São Luís.
Em todo país, foram 5.095.388 inscritos, sendo 3.920.638 presentes e 1.174.750 ausentes. De acordo com o Ministério da Educação, em todo país 376 candidatos foram eliminados por "portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais, entre outros". A prova teve duração regular de 5h30.

Neste domingo, o Exame Nacional do Ensino Médio submeteu o conhecimento dos candidatos a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação que teve como tema 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'.
Para fazer a redação, os estudantes tiveram acesso a textos de apoio para compor a argumentação, como:
  • um trecho do artigo "O que é cinema", de Jean-Claude Bernardet;
  • um trecho do texto "O filme e a representação do real", de C.F.Gutfreind;
  • infográfico do periódico "Meio e a Mensagem" sobre o percentual de brasileiros que frequentam as salas de cinema;
  • um trecho do texto "Cinema perto de você", da Ancine.
De acordo com o cronograma oficial, as provas de matemática e suas tecnologias, e ciências da natureza e suas tecnologias serão aplicadas no próximo domingo (10). Na quarta-feira seguinte (13), o gabarito será divulgado e o resultado será divulgado em janeiro de 2020.

Reportagem : Willame Policarpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário