RÁDIO TROPICAL FM 89,3

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade


O Bumba meu Boi se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (11), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Bogotá, na Colômbia.
A candidatura da manifestação maranhense foi analisada pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco , durante a 14º reunião realizada em Bogotá.
O Bumba Meu Boi é uma das principais manifestações culturais do Estado e recebe destaque pela diversidade dos sotaques durante os festejos de São João realizados no Maranhão. A brincadeira foi reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, sendo considerada um ‘Complexo Cultural’, por agregar diversos bens associados em uma única manifestação.
Considerado a mais importante manifestação cultural popular do Maranhão, o ciclo festivo é dividido em ensaios, batismo do boi, apresentações públicas ou brincadas e a morte do boi, é vivenciado pelos brincantes ao longo de todo o ano.
Reportagem : Willame Policarpo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário