RÁDIO TROPICAL FM 89,3

http://cantador.app:9160/live

quarta-feira, 11 de março de 2020

Santa Luzia do Paruá está de parabéns


Na data do dia 09 de março, aconteceu em nossa cidade, a última reunião pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O plano visa contemplar o município com recursos para serem investidos em SANEAMENTO BÁSICO E RUCURSOS HÍDRICOS.

Com a parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Paruá, Universidade Federal Fluminense - UFCC, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEA, o plano Municipal de Saneamento Básico foi concluído.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença maciça da comunidade luziense que compareceu ao evento.


A elaboração do Plano Municipal de saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Santa Luzia do Paruá (PMSB-PMGIRS/SLP), representa um avanço significativo na construção de instrumentos de gestão pública em nosso município e dá início à fase de ordenamento da gestão e do gerenciamento desses serviços, com a participação da sociedade na esfera do controle social.

A maior parte dos municípios brasileiros sofreram pressões implicadas em seu desenvolvimento sem que houvesse o devido acompanhamento das infraestruturas básicas, o que possibilitou a geração de ambientes insalubres com exclusão social.

Neste contexto, o saneamento básico emerge como um dos pontos mais vulneráveis com interferências diretas no espaço e nas condições de saúde de nossa população. 

Atualmente, o setor tem sido alvo de maior atenção governamental com uma quantidade significativa de recursos a serem investidos. No entanto, esses investimentos deverão, além de gerar os benefícios já esperados quanto a melhoria dos índices de saúde pública, atender aos padrões mínimos de qualidade, com garantia de sustentabilidade.

Temos consciência que, de acordo à Constituição Federal e às legislações específicas, é o município o gestor e poder concedente dos serviços de saneamento básico, tarefa desafiadora para o qual temos que estar preparados. 


Assim, a oportunidade de apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA)  e da Universidade Federal Fluminense para a elaboração de nosso Plano Municipal de Saneamento Básico nos credencia não somente a buscar os possíveis recursos financeiros da União e do Estado do Maranhão, como também nos qualifica para implementar uma política pública para o saneamento básico, embasada em princípios e diretrizes que respeitem as interfaces das políticas de saúde, meio ambiente, recursos hídricos e desenvolvimento territorial.

O Plano Municipal de Saneamento Básico aqui apresentado, elenca ações e investimentos em caráter imediato, mas também e principalmente para os horizontes de curto, médio e longo prazo. Não é, portanto um instrumento voltado somente para este mandato e sim para o futuro do nosso município, devendo ser cuidadosamente revisto e atualizado a cadaquatro anos pelas futuras administrações municipais, com a mais ampla participação da sociedade civil de Santa Luzia do Paruá/MA.


Reportagem : Willame Policarpo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário