RÁDIO TROPICAL FM 89,3

https://cantador.app:9160/live

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Praga do Panamá liga o alerta em produtores de bananas no Maranhão

 

A raça 4 Tropical é uma variação mais agressiva do Mal do Panamá, causada por um fungo. 


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) chama a atenção de todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva da bananas para que intensifiquem a vigilância de sintomas, nos bananais, da fusariose (Fusarium oxaysporum f. sp. Cubense - Raça 4 Tropical – FocR4T), também conhecida como a doença Mal do Panamá. 


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) emitiu alerta, nesta semana, após receber comunicado de emergência fitossanitária nacional realizada pelo Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru (Senasa), que informou a ocorrência da praga no território peruano. 


Equipes técnicas da AGED têm realizado levantamento fitossanitários específicos de detecção da praga em cultivos de banana destinados à comercialização, desde 2019, no Estado. Nesse período, as ações obedeceram a um alerta quarentenário emitido pelo MAPA para todo o Brasil, de forma preventiva.  


O Mal do Panamá ou Fusariose raça 4 Tropical é considerada praga quarentenária ausente no país, conforme legislação específica do MAPA. 


Informações do Jornal Pequeno 


Reportagem : Willame Policarpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário