RÁDIO TROPICAL FM 89,3

https://cantador.app:9160/live

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

FURTOS DE MOTOCICLETAS EM SANTA LUZIA DO PARUÁ GERA ONDA DE FAKE NEWS E DEIXA POPULAÇÃO EM PÂNICO


Onda de furtos de motocicletas na cidade de Santa Luzia do Paruá tem dado margem para uma onda de Fake News divulgadas em redes sociais e tem deixado a população da cidade apavorada.

 De acordo com as informações do serviço de estatística da Delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia do Paruá no mês de agosto foram registrados 08 (oito) boletins de ocorrência por furto, sendo referente a fato do mês de julho e 01 (um) boletim de ocorrência por roubo (quando há uso de violência). 

Desses casos três furtos ocorreram em uma única noite, em frente a um clube de festas da cidade. Duas dessas motocicletas já foram recuperadas e as demais continuam sendo alvo de investigações. A Polícia Civil intensificou o trabalho de investigação e tem apurado, uma a uma, todas as informações e notícias que chegam à Delegacia. 

A Polícia reconhece que o número de ocorrências é elevado e motivo de preocupações, mas a onda de Fake News com o propósito de criar um clima de terror e medo, é ainda maior e igualmente muito preocupante. Segundo corre em grupos de Whatsapp da cidade, o número de roubos e furtos seria de cinco motocicletas por noite. 


Nem a própria Polícia Militar foi perdoada. Uma das postagens que se espalhou rapidamente mostra a foto de uma motocicleta que teria sido roubada da própria corporação. Até mesmo uma grande emissora de TV da Capital entrou na onda das Fakes e se deixou levar pelas falsas informações, o que no jargão do jornalismo é apelidado de “barrigada”. 

Em matéria publicada em seu noticiário matutino de hoje (20) a emissora noticiou que em 48 horas foram roubadas 07 (sete) motocicletas no centro da cidade. Para a Polícia, seja pela terminologia, seja pela quantidade, a matéria é falta e não reflete a verdade. Nas últimas 48 horas ocorreram apenas 02 (dois) furtos (quando não há emprego de violência). 


O clima de terror plantado nas redes sociais mobilizou as autoridades locais e estaduais em busca de soluções. Os Comandos da PCMA e da PMMA reforçaram os policiamentos e o incrementos das investigações, visando conter a onda de crimes e recuperar os veículos. 

Lideranças políticas da cidade também se mobilizaram por providências, algumas delas chegando a pedir as remoções do aparato policial da cidade. 

Para o Delegado Raimundo Batalha, a situação inegavelmente enseja preocupações e a Polícia não tem descansado, mas diz que é preciso ter cautela com o uso e distribuição de informações divulgadas em redes sociais, pois no mais das vezes estão carregadas de erro, má-fé e até mesmo interesses escusos.


Reportagem: Willame Policarpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário